Fibromialgia x Microfisioterapia

Microfisioterapia x Depressão
25 de agosto de 2017

Fibromialgia x Microfisioterapia

Você já ouviu falar em fibromialgia? Trata-se de uma patologia reumatológica e é caracterizada por dor muscular generalizada, acompanhada de sintomas como fadiga, alterações de sono, memória e humor. Esse problema afeta cerca de 3% da população brasileira, principalmente as  mulheres, entre 35 e 50 anos e ainda não existem exames específicos que possam diagnosticar de imediato a patologia. O diagnóstico hoje é feito através dos sintomas e queixas do paciente e acompanhamento médico.

Estudos mostram que o cérebro de pessoas com fibromialgia interpreta de forma exagerada os estímulos do corpo, ativando todo o sistema nervoso e fazendo com que o paciente sinta mais dor que as pessoas sem o problema.

Ainda não se sabe ao certo a causa para o surgimento da fibromialgia, mas é comum que a patologia se desencadeie após algum trauma psicológico, físico ou até mesmo uma infecção grave. O fator hereditário também pode ser uma agravante, mas independente dos motivos para o surgimento da fibromialgia, não se discute a dor do paciente, que é real, intensa e pode atrapalhar atividades do cotidiano.

Se você leu nossos últimos artigos, pôde perceber é que a maioria das patologias tem um cunho emocional e estão ligadas a alguma situação traumática ou complicada que passamos.

Imagine você uma tartaruga, ela está perdida dos seus companheiros de viagem e de repente vê um gavião. O seu instinto de sobrevivência faz com que você se esconda em sua carapaça para confundir o predador e manter a sua existência. Às vezes na vida, escondemos muitos problemas, consciente ou inconscientemente, em nossa carapaça interior, mas em algum momento  esse problema, começa a nos afetar de alguma forma e como já não conseguimos incuba-los, refletem em nosso corpo e em nossa saúde.

Bom, mas se o nosso corpo é capaz de expor esses problemas, ele também é capaz de auto curar-se. O nosso interior é como  um grande mapa com várias conexões e ligamentos, e a partir do momento que localizamos a conexão com problema, a peça do lego que não está encaixando e  está causando a sua dor, a sua patologia, é possível estimular o seu corpo para restabelecer as condições saudáveis das células, promovendo a auto cura.

Fonte: Dra. Lorena Haluch